A vida alheia não é comédia

A ideia já era voltar com o blog, mas dois fatos contribuíram para que a decisão de voltar hoje fosse tomada. O 1° foi um vídeo que foi muito compartilhado semana passada no Facebook. Nele vemos um homossexual agredindo um cara. Como ele esbravejava “Você nunca mais vai mexer com um viado, entendeu?!”, presume-se que o tal cara, provavelmente, também o agrediu de alguma maneira; O 2° foi um depoimento de uma carioca acerca de dois casos de racismo que ela sofreu dentro da universidade em que estuda, por conta do seu cabelo afro.

Esses dois fatos que, sabemos bem, não são isolados, me fizeram lembrar de algo que aconteceu comigo no final do ano passado. Certa vez, saindo de uma festa, um cara que mal conheço perguntou se eu era uma árvore (???). Respirei fundo e respondi que sim, que me alimentava da luz do sol e da água da chuva. Ele riu. Apesar do ímpeto, eu não quis discutir. Era final de festa, eu estava cansada e ele provavelmente bêbado. Foi um erro. Eu deveria sim ter discutido sobre aquilo, deveria ter exposto a ele o quanto aquilo era ofensivo. Ele não estava apenas zombando do meu cabelo, e sim daquilo que eu sou. E ele não tinha, não tem e nunca terá esse direito. Ninguém tem, a respeito de ninguém. Seja você homo ou hétero, branco ou negro, alto ou baixo, enfim, ninguém pode diminuir, zombar ou desqualificar você por aquilo que há de melhor em você: você mesmo.

Aí, agora tem  o discurso daquela galerinha que acha que esse tipo pensamento é coisa de gente sem humor querendo pregar o politicamente correto. Para esses eu só tenho duas coisas a dizer: existe um limite bem claro entre as brincadeiras e a falta de respeito, e não tente diminuir a causa do outro só porque não é a sua.

Deixe um comentário

